Excelente pergunta!
Esse foi o computador que ajudou o homem a aterrissar na lua:

Esse é o computador que precisamos pra jogar a maioria dos jogos:

Primeiramente, precisamos saber o que o Computador Guia da Apollo (AGC), com apenas 4KB de RAM embutida, fazia. Lembre-se que ainda era anos 60–70. Megabytes ainda era surreal pros dispositivos da época. Existiam poucos ou nenhum computador pessoal, sendo inexistente um mercado de PCs.

O principal dever do AGC era coordenar o lançamento e pouso da espaçonave de forma que os mesmos fossem tranquilos.
Isso, contudo, nunca será comparável à renderização de gráficos 4K. Não era preciso inúmeros cálculos loucos e complexos ou transformações lineares para que a equipe da nave a controlasse.
Hoje em dia, computadores — como os que você mencionou — precisam dos 4GB porque eles fazem muito mais do que uma tarefa só, como era o caso do AGC. E como já mencionado, naquela época, até mesmo Megabyte era uma escala de memória impensável.
Mesmo que nós tivéssemos acesso a tecnologia de manufatura de chips capazes de armazenar MBs, não seria necessário. A razão de determinarem que 4KB era suficiente, é porque realmente não havia necessidade de mais capacidade de armazenamento para essa única tarefa. Se houvessem optado por mais, isso poderia resultar em melhor desempenho; porém, tens que lembrar que o AGC foi praticamente feito à mão.
Jogos modernos precisam de 4GB pra executar porque gerenciam várias coisas: milhões de pixels e como eles se comportam entre si, como os elementos do jogo reagem entre si e como o jogo deve lidar com certas entradas do jogador etc.
Aquela quantidade foi suficiente para o pouso. Utilizar 4.5KB seria um maior custo de tempo e dinheiro (lembre-se do contexto histórico), e acabaria sendo um excesso. Computação moderna como de jogos não se resume ao controle de um foguete; é sobre controlar milhões de elementos que devem ser constantemente calculados e exibidos corretamente.
Referência
Plataforma Quora, 2023. Acessado em 18 de agosto de 2023.