Estudo de caso: quantas GTX 1080s seriam necessárias para simular o universo em escala completa?

Vai custar apenas uma placa e é mais do que suficiente!

Fonte: NVIDIA.

Afinal, essa é a ideia básica por trás da “máquina universal de Turing“.

Se um universo pode ser descrito de maneira algorítmica / matemática (a “teoria dos mundos paralelos” argumenta que pode, como descreve fenômenos quânticos de maneira determinística), mesmo um computador simples pode calcular todos os estados possíveis dele, em vários graus de precisão !

É claro que pode precisar de inúmeros discos rígidos e módulos de memória para armazenar esses cálculos, mas a teoria aceita que quando um disco ou um módulo de memória estiver cheio … você pode simplesmente adicionar outro!

Uma versão abstrata da máquina de Turing universal é a função universal, uma função computável que pode ser usada para calcular qualquer outra função computável. O teorema do utm prova a existência dessa função.

A única desvantagem de um simulador em execução nesse hardware, é o tempo necessário para concluir qualquer cálculo.

Uma placa GTX pode precisar de milhões de milhões de anos para calcular apenas uma pequena fração de milissegundo de nosso universo, mas a questão não estabelece limite de tempo. A máquina terá todo o tempo do mundo para concluir sua tarefa. (Se você adicionar alguns bilhões de placas trabalhando em paralelo, poderá economizar bastante tempo! 🙂

Mas a velocidade do hardware não é um fator da qualidade da simulação.

Os habitantes do mundo simulado não ficarão entediados! Eles experimentarão o tempo fluindo exatamente como o experimentamos, porque seu quadro de referência será a “velocidade” da máquina. (Isso é descrito em detalhes no incrível livro teórico de Nick Bostrom, “SuperIntelligence”).

Pode ser difícil aceitar esses pensamentos, mas eles são discutidos fortemente por alguns pensadores muito poderosos da nossa época, como o Sr. Elon Musk e Nick Bostrom (que, a propósito, chegam a sugerir que já vivemos dentro dessa simulação).

A seguir, vídeo de Nick Bostrom explicando os argumentos da simulação.

Fonte: Science, Technology & the Future.

Referência

Kavakopoulos, Lucas. Plataforma Quora, 2023. Acessado em 07 de julho de 2023.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.